Livro Físico: Criando Jogos com Arduino
Livro Físico: Criando Jogos com Arduino
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- Calcular freteJá parou para pensar que criar seu próprio jogo pode ser bastante divertido? Com o uso de placas do projeto Arduino é possível desenvolver uma infinidade de jogos.
A proposta do livro Criando Jogos com Arduino é apresentar o desenvolvimento passo a passo de três jogos utilizando o Arduino, placa microcontroladora ideal para iniciantes no mundo Maker.
Para isso, o livro expõe noções sobre a plataforma Arduino e o microcontrolador UNO R3 Atmega328, compatível ao projeto Arduino UNO. Em seguida, são apresentados os principais fundamentos da linguagem de programação utilizada pelo Arduino, como declaração e tipos de variáveis, estrutura de condição e repetição, funções e biblioteca.
Os três jogos propostos são:
STOP – Um jogo com LEDs
O STOP é um jogo simples feito com LEDs. Neste jogo, os LEDs ligam e desligam um após o outro e o jogador deve atingir o objetivo de pressionar o botão no exato momento em que o LED do meio estiver aceso. À medida que o jogador consegue atingir o objetivo ele passará de nível e os LEDs piscam com maior velocidade.
A construção do game é explicada passo a passo, contendo instruções de montagem do circuito e programação do Arduino. Além disso, o jogo foi desenvolvido também no TinkerCad, permitindo que você visualize e simule o circuito e a programação.
Jogo da Memória
O jogo eletrônico Genius foi um brinquedo muito popular na década de 1980. Esse jogo busca estimular a memorização através de sequências de cores e sons. Para vencer, o jogador deve reproduzir essas sequências na mesma ordem em que lhe é apresentada.
A proposta desse projeto é criar um jogo de memória similar ao game Genius utilizando componentes eletrônicos em conjunto com a placa UNO. Nesse projeto, todos os conceitos básicos expostos no livro foram reunidos para criação de um game para se divertir com toda a família.
Batalha Espacial
Você já pensou em desenvolver seu próprio jogo de vídeo game? Se a resposta foi sim, prepare-se, pois, este projeto foi feito para você. Esse projeto propõe o desenvolvimento do jogo de Batalha Espacial, usando o Pictoblox, um software de programação gráfica de fácil codificação e interação, em conjunto com a placa UNO. O interessante aqui é introduzir a possibilidade de unir o hardware com o software, o que torna o aprendizado muito mais prazeroso.
Estrutura do Livro
1. INTRODUÇÃO
2. PLATAFORMA ARDUINO
- O QUE É O ARDUINO?
- EXPLORANDO UMA PLACA UNO SMD R3 ATMEGA328
- PRIMEIROS PASSOS
- EXPLORANDO O ARDUINO IDE
3. FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
- Estruturas básica de um Sketch
- Variáveis
- Funções
- Bibliotecas
- Operadores
- Estrutura de controle de fluxo
4. CRIANDO JOGOS COM ARDUINO
- STOP – UM JOGO COM LEDS
- JOGO DA MEMÓRIA
- BATALHA ESPACIAL
- DESAFIOS
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
Especificações
- Título: Criando Jogos com Arduino;
- ISBN: 978-65-992390-0-7;
- Dimensões: 21cm x 14,8cm x 1cm;
- Quantidade de Páginas: 92;
- Tipo: Brochura;